domingo, 2 de novembro de 2008

Oil Deplection Protocol


O seguinte texto foi retirado do site oil deplection protocol que foi criado com o propósito de estabelecer um protocolo, a nível mundial, que possa ser adoptado tanto por nações, como por empresas, organizações, ou mesmo por cidadãos individuais. Este protocolo consiste basicamente em reduzir cerca de 3% ao ano o nosso consumo de petróleo, que é precisamente o que se estima será a redução da quantidade de petróleo disponível para consumo a partir de... 2009?... 2010? Eu já aderi... Isto é algo que podemos fazer, algo que não depende de ninguém se não de nós mesmos. Se não o fizermos a culpa já não é do Sócrates nem do Bush...


"Implementação do protocolo a nível pessoal

Poderá adoptar simbolicamente o Protocolo do fim do petroleo numa base individual. Faze-lo não é apenas um acto de bom cidadanismo: as seguintes acções irão ajudá-lo a reduzir as suas despesas relacionadas com o petróleo e os seus derivados, e dessa forma ajudá-lo pessoalmente a preparar os próximos tempos de alta dos preços da energia. Em cada área, procure reduzir o seu consumo 3% ao ano ou 25% ao fim de dez anos.

1.Determine a sua dependência e vulnerabilidade em relação ao petróleo
Pense na foma como usa petroleo e derivados do petróleo na sua vida do dia a dia: desde conduzir, a lavar o cabelo, até transportar a sua comida, o petróleo e os produtos provenientes do mesmo estão profundamente enraizados na nossas acções diárias. Considere a sua vulnerabilidade para com preços mais elevados do gásoleo e gasolina e como quaquer mudança poderá afectar diferentes coisas – transporte, comida, aquecimento, apenas pra nomear algumas. Qual será a sua resposta para a subida de preços? Que mudanças irá implementar? Começe por prever as mudanças que precisará de implementar de forma a reduzir o seu consumo geral de petróleo em 25% nos próximos 10 anos.

2.Mude a sua forma de transporte
Faça uma racionalização quantitativa do seu uso de petróleo para transporte. Tome nota da quantidade de combustivel que usa por carro, e da quantidade de quilometros que viaja de avião. Reduza o seu tempo de condução fazendo o seguinte:

Troque o seu carro por um mais pequeno e energéticamente mais eficiente
comprometa-se a andar de transportes publicos uma vez por semana e gradualmente aumente mais dias
compre uma mota electrica
leve a sua bicicleta um ou mais dias por semana
divida o carro com outras pessoas
Quaisquer que forem as mudanças que decida implementar, trabalhe num horário adequado para as mudanças que se irão verificar no tempo de viagem

3.Mude a sua dieta
O petróleo usado para produção de comida é cerca de um terço da media per-capita do total do consumo de petroleo. Dessa forma as escolhas que fizer poderão mudar substancialmente a quantidade de petroleo que usa.

Compre comida local e organica sempre que possivel.
Compre nos mercados
junte-se a uma comunidade produtora
plante uma horta, arvores
tente comprar comida que tenha sido produzida a menos de 160 quilomeros de onde vive – conhecida como a dieta dos 160 quilometros (100 mile diet),  ao comer o que é produzido localmente, poupa-se no tranporte da comida, apoiamos os agricultores da região (para que possam continuar a produzir no futuro), e promovemos uma agricultura mais sustentável.
Se possui um jardim um pensa começar um, use produtos orgânicos e pesticidas naturais - nenhum dos quais provem de um derivado do petróleo

4. Evite plásticos e embalagens. 
Ao mesmo tempo que reduz a quantidade de petróleo que consome ao evitar o uso de sacos de plástico também está a colaborar com a preservação do meio ambiente, e a reduzir a nossa exposição a muitos quimicos prejudiciais.
traga o seu própio saco quando for às compras (mantenha alguns à porta de casa)
lave e reutilize os sacos de plástico
evite comprar produtos com demasiadas embalagens
procure produtos feitos de material reciclado, recicláveis, e prodzidos com energias renováveis
use canecas e  garrafas de água reutilizáveis
evite comprar água vendida em embalagens descartaveis
compre produtosfeitos de materiais reciclados e naturais

Um número significativo de produtos hoje em dia são feitos de materiais sinteticos, fibras derivadas do petróleo. Polyester, acetato, nylon, olefin, lyocel e acrilico são tudo produtos derivados do petroleo e são usados para o fabrico de roupa e para vários outros propósitos (cordas, pneus, carpetes e velas, apenas para nomear alguns)

5.Roupa - compre roupa feita a partir de matéria prima natural e/ou reciclada
Apesar de o algodão ser um material natural, a produção e colheita desta cultura é tudo menso natural.
Numa plantação de algodão típica verifica-se um uso extremamente intensivo de pesticidas: é estimado que mais de 25% dos pesticidas e insecticidas, hoje em dia,  são usados nas plantações de algodão, uma das maiores colheitas a nivel global. Existem fibras ambientalmente mais sustentáveis, muitas delas a invadir a industria do vestuário,  tais como soja, bambú, algodão orgânico e cânhamo. Use a seguinte lista para que possa decidir o que comprar:

 Fibras:
soja
bambú
algodão orgânico
tencel??
cânhamo
linho
materiais renovados e reciclados
roupa usada e em 2a mão


6. Compre produtos que não sejam derivados do petróleo para tratamento e limpeza da roupa
Apesar destas medidas parecerem um pequeno passo na sua redução da dependência de petróleo, tudo isto tem uma importância significativa, especialmente se for practicado durante tod a vida. Tal como a maior parte dos produtos no mercado que são feitos ou derivados de petróleo, também nós estamos ensopados em petróleo. Tudo deste um baton ao liquido de limpar janelas até às esponjas contém petróleo.

Muitas lojas e companhias oferecem produtos de limpeza naturais, e existem literalmente centenas de livros que contém receitas faça-voçê-mesmo com dicas para viver uma vida menos tóxica, e menos dependente do petróleo. Produtos naturais e orgânicos estão disponiveis em quase todo o lado à medida que cada vez mais companhias criam alternativas para produtos bseados e petróleo e ambientalmente agressivos. Certifique-se de que verifica a etiqueta dos ingredientes e a certificação do produto para assegurar que este é realmente natural e ou orgânico. A lista de petroquimicos pode ser encontrada aqui. (link em inglês)."

Traduzido livremente de www.oildeplectionprotocol.org/citizens/personalimplementation 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ponha aqui o seu pézinho devagar devagarinho...