quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Começando pelo fim

Bem vindo!

Depois de ter lido "O fim do Petróleo" de James Howard Kunstler, um livro que relata o desafio que nos aguarda com o declínio da exploração do petróleo, algo mudou na minha forma de ver o mundo. Já tinha uma predisposição natural para gostar de assuntos relacionados com um modo mais "primitivo" de viver, desde sempre adorei a vida no campo, e desde que penso como gente que me lembro de querer viver no campo, por isso, quando Kunstler afirma que o nosso futuro passará por um modo de vida mais rural, em que não iremos dispor da quantidade de energia que desperdiçamos hoje em dia, isso faz-me todo o sentido. 
Talvez por a mim não me custar (tanto) deixar toda esta tecnologia para trás,  a mensagem me tenha entrado mais facilmente. 

O mundo como o que conhecemos vai acabar.

O capitalismo está em declínio. 

Não é uma premonição, nem tão pouco uma mensagem carregada de negativismo de alguém que não concorda com este estado das coisas. É a realidade e os sinais estão bem à vista com todas estas convulsões económicas, sociais e políticas. 

O petróleo está a acabar. 

Ainda há muito claro. Mas não vai durar para sempre. E se não dura para sempre, se vai mesmo acabar, o que é que fazemos depois?
A minha crença antes de ler este livro e pesquisar na internet era de que as energias renováveis iriam substituir a o petróleo. Creio que a maior parte das pessoas que pensam, pensam assim. Lamentavelmente existem problemas. O primeiro é que já estamos muito atrasados. O segundo é que só com as energias renováveis não conseguimos continuar a manter este nível de vida. Teremos de mudar já os nossos estilos de vida se queremos ter alguma hipótese de manter qualquer coisa desta vida de maravilhosa opulência.

Esta mensagem inicial serve apenas para que surja algum interesse no assunto. Poderão aprofundar conhecimentos sobre o pico do petroleo aqui e diversos artigos relacionados com o tema aqui.

Este tema tocou-me muito e deu-me vontade de mudar muita coisa na minha vida.  O blog Preparado para o fim do Petróleo?  é um local de troca de ideias de como nos prepararmos para enfrentar melhor este que eu acredito ser o nosso futuro. Mais simples mas muito mais duro, e que irá exigir a todos nós uma capacidade de transformação e de adaptação a todos os títulos notável.

2 comentários:

  1. "...Don´t gain the world and loose your soul, wisdom is better than silver and gold...
    Zion train is coming our way..."
    - Acho que tenho aqui um bilhete... Pois tenho!
    - Ups, mas já foi usado...é essa a ideia não é??

    ResponderEliminar
  2. Bora lá! Usado é bom mas nem precisas de bilhete! Só é preciso não o perder...

    ResponderEliminar

Ponha aqui o seu pézinho devagar devagarinho...